Postagens

Mostrando postagens de janeiro 11, 2007
Imagem
Vista por entre as árvores nativas da ponte dos Macuxi, sobre o rio Branco (Foto: Jessé Souza) Em chamas A revista "National Geographic" publicou em cerca de 20 páginas a respeito do desmatamento da Amazônia. O texto, por si só, já é uma alerta: "No tempo que você levará para ler este texto, uma área verde igual a 150 campos de futebol terá sumido. A força do mercado globalizado tem invadido a Amazônia, o que acelera a destruição".
Imagem
Parte do painel de Amazoner Okaba, sobre beja-flor e gafanhotos: crítica política e social (Foto: Jessé Souza) Aos parentes Na próxima segunda-feira, às 20 horas, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) inaugura o painel do artista plástico Amazoner Okaba, do Grupo Kanaimé, intitulado “Roraima, Amazônia Exuberante”. A obra está fixada no Bloco I da UFRR. A informação é de primeira mão e, apesar de não falar pela UFRR, todos os parentes e os que apreciam a arte roraimense sintam-se convidados.
Imagem
Escultura de outro artista integrante do Grupo Kanaimé, Anthony Jamaica: São Francisco indígena com tucano (Foto: Jessé Souza)
Megaron presidente Deu na revista Isto É , de 10/01/07, na página 47 . Em setembro, o cacique Megaron foi à região onde caiu o avião da Gol, na Serra do Cachimbo. Ele tem influência, como chefe indígena, sobre 8,5 milhões de hectares, área que corta três Estados e compreende o Parque do Indígena do Xingu e toda a região onde caiu a aeronave. O cacique ajudou a resgatar os corpos dos passageiros. Algumas semanas depois Megaron voltou à cena do acidente e realizou uma cerimônia em homenagem aos mortos. A odisséia de Megaron tem impressionado muita gente. O antropólogo José Borges Gonçalves Filho, que acompanha o trabalho dos Kayapó, faz uma pergunta: "Se um torneiro mecânico é reeleito presidente da República, por que um índio não pode ser presidente da Funai?" Está lançada a candidatura do grande cacique. (fonte: Instituto Socioambiental, ISA - www.socioambiental.org )