Postagens

Mostrando postagens de abril 29, 2009

Após os molotovs, a tática da ‘terra arrasada’

Imagem
Depois de comandar uma resistência aos policiais federais, usando tática de guerrilha e lançando bombas molotovs, agora o produtor Paulo César Quartiero destroi a estrutura de suas fazendas dentro da terra indígena Raposa Serra do Sol que deveria ficar para os índios. O produtor retirou tudo o que podia das sedes das fazendas Providência e Depósito e, no final, mandou passar o tratar o trator por cima do que restou das casas. Telhas, portas, janelas, cercas e outras benfeitorias, que foram indenizadas, foram arrancadas.

Envenenamento

Imagem
Peritos estão investigando a possibilidade de que o plantio de arroz que ainda falta colher tenha sido envenenado. Denúncias nesse sentido já chegaram na Polícia Federal. Em sobrevoos feitos essa semana, a PF localizou indícios de que isso pode ter ocorrido mesmo, inclusive os peritos encontraram embalagens de venenos nas fazendas destruídas – e não se tratam de defensivos agrícolas usados na lavoura.

Buracos

Imagem
Pontes dentro da fazenda também foram destruídas e buracos cavados em pista de pouso e nas estradas. Os agentes acreditam que isto seja para dificultar a chegada das autoridades depois do dia 30, quando acaba o prazo dado pelo Supremo Tribunal Federal para todos os não-índios saírem espontaneamente da Raposa Serra do Sol. A Polícia Federal teme o que espera seus agentes na região, principalmente em Surumu, onde Quartiero tinha suas principais fazendas.