O arroz e o meio ambiente em xeque

Embora exista uma forte campanha para pôr os produtores de arroz instalados em áreas indígenas como os “salvadores da economia de Roraima”, a realidade oculta é outra.

O poder local omite o passivo alto que temos que pagar com o meio ambiente. Principalmente o líder dos arrozeiros, o prefeito de Pacaraima Paulo César Quartiero, está instalado em uma área onde estão localizados os principais rios que formam o nosso rio Branco.

Há uma ampla matéria produzida pelo Instituto Sócio-Ambiental (ISA) que retrata essa grande ameaça dos arrozeiros ao meio ambiente. A matéria lembra que os arrozeiros instalados na Terra Indígena adquiriram as terras no início dos anos 1990, pagando apenas o valor das benfeitorias - porque compraram de ocupantes anteriores que queriam sair dali.

Começaram a produzir em 1994, quando a área já tinha sido identificada e publicada no Diário Oficial da União pela Fundação Nacional do Índio (Funai), com isenção fiscal concedida pelo Estado de Roraima. Além disso, os produtores desrespeitaram a legislação ambiental, desviando o curso de igarapés, destruindo matas ciliares e poluindo as fontes de água.

Mesmo assim, o grupo expandiu a área de ocupação nos últimos anos e tem lucros que os estimulam a desafiar o governo federal e o Estado de Direito. Paulo Cesar Quartiero,por exemplo, comprou a Fazenda Providência em 2001, três anos depois da demarcação da TI.

Apesar de criado em 1988 pela Constituição Federal, o Estado de Roraima ainda depende da remessa de recursos federais para a sua manutenção. Sem um projeto de desenvolvimento definido e instituições republicanas consolidadas, o Estado propicia o enriquecimento ilegal, sem custos sociais e ambientais.

A matéria completa pode ser lida no seguinte link: http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=2646

*
A foto acima mostra os desvios feitos no rio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Damurida com Xibé

Deputado federal na mira da Operação Arcanjo

Filha de magistrado é servidora do governo, mas mora em Goiânia