Olhando para o passado para não errar no presente

A Escola Euclides da Cunha, fundada em 23 de dezembro de 1949 e que formou gerações quando em Roraima sequer havia ensino superior, ganhou revitalização, obra realizada pelo Governo do Estado (Foto: Divulgação) e entregue na tarde desta terça-feira. Conhecida como Ginásio Euclides da Cunha, o GEC, quando ainda pertencia à Prelazia do Rio Branco, hoje Diocese de Roraima, o prédio fica localizado no Centro Histórico de Boa Vista, em uma área atrás da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.

A própria governadora Suely Campos (PP), que inaugurou a obra (Foto: Divulgação), foi aluna daquela instituição de ensino, bem como dois ex-governadores, o economista Getúlio Alberto de Souza Cruz e o engenheiro Neudo Campos, além de inúmeras outras autoridades que atualmente ocupam postos de destaque no Estado.

O GEC fica exatamente em frente ao terreno onde havia o prédio do primeiro hospital de Roraima, o Nossa Senhora de Fátima, que foi demolido no final do ano passado, por iniciativa da Diocese de Roraima com autorização da Prefeitura de Boa Vista.

O que se espera é que essa obra de revitalização do GEC sirva como exemplo para que as autoridades sejam chamadas à responsabilidade a fim de preservar a História de Roraima, principalmente naquele setor da cidade, onde está o Berço Histórico de Boa Vista. 

Afinal, nossa história foi marcada por destruição do patrimônio público desde quando por aqui chegou o primeiro governador do então Território Federal do Rio Branco, que mandou destruir o prédio da Intendência, o qual teve de ser reconstruído. Então, é preciso olhar o passado para não cometer os mesmos erros no presente, evitando o "vandalismo oficial".

Antigo prédio do Ginásio Euclides da Cunha, o GEC, fundado em 1949



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Damurida com Xibé

Deputado federal na mira da Operação Arcanjo

Filha de magistrado é servidora do governo, mas mora em Goiânia