Bandidos on-line




Nenhuma novidade no sistema prisional. Os presos continuam cavando túneis e usando as redes sociais para ostentar e tripudiar com as autoridades. A diferença é que eles têm uma internet mais potente do que nós, reles cidadãos, largados às conexões fuleiras oferecidas pelas operadoras nos bairros de Boa Vista e no interior.

Não é difícil pôr ordem neste pardieiro, ou melhor, nessa colônia de férias para bandidos. Difícil é o governo ter competência e vontade política para mudar essa realidade. Mas não vai mudar, porque esse problema crônico é inerente aos políticos e administradores públicos acostumados somente a muito dinheiro. Com a crise, então já se sabe que tudo continuará na mesma.

Ficar na mesma significa que a ciranda do crime seguirá: presos fazendo o que bem entendem no sistema prisional, fugindo para cometer crimes aqui fora e voltando para os braços das organizadas facções dentro dos presídios. E o governo fingindo que está fazendo alguma coisa, recapturando foragidos (isso chama-se “enxugar gelo”), descobrindo túnel e fazendo revistas para apreender celulares, armas e drogas.

É fato: a raiz dos principais crimes no Estado é o sistema prisional. De nada adiantará equipar as polícias e colocar mais viaturas nas ruas. Se esta vergonhosa situação das cadeias caindo aos pedaços e comandadas por criminosos não for combatida, o crime sempre sairá ganhando, impondo ao cidadão insegurança, violência e mortes.

Estamos falando de uma cidade geograficamente do tamanho de um bairro de qualquer capital, com uma população igualmente ínfima, mas os administradores públicos não conseguem ter o domínio da situação. Estão perdidos igual a cego no meio de um tiroteio.

Enquanto as autoridades agem iguais a baratas tontas, o crime se organiza mais ainda, com as facções criminosas impondo suas leis e regras dentro dos presídios. O que os bandidos postam nas redes sociais nada mais é do que a revelação desta triste realidade de autoridades versus crime organizado, em que bandidos on-line zombam da cara de todos.

Na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, quem não está cavando túnel ou fazendo farras com drogas e cachaças é porque está atualizando seu perfil no Facebook, onde exibem armas, tiram onda com a cara da sociedade e se divertem às custas do contribuinte, estes os únicos verdadeiramente presos dentro de suas próprias casas.

Não há luz no fim do túnel. Na verdade, a única luz que existe é a do novo túnel escavado pelos presos. Porque eles já mostraram que são competentes para cavar buraco, mesmo que nunca tenham feito Engenharia, mostrando que o governo não tem sequer competência para impedir que os presos façam o que bem entendem dentro daquele presídio. Aquilo ali virou o retrato fiel de um governo falido.

P.S.: Artigo publicado originalmente na Folha de Boa Vista

*Jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Damurida com Xibé

Deputado federal na mira da Operação Arcanjo

Filha de magistrado é servidora do governo, mas mora em Goiânia