Fique vivo!




Se for para morrer, nenhum lugar é bom. No entanto, em Boa Vista, definitivamente não é um bom lugar para os familiares daqueles que morrem. A começar pelo Instituto de Medicina Legal (IML), sob responsabilidade do Estado, que está caindo aos pedaços, oferecendo condições ingratas ao corpo de quem está na sua despedida deste mundo cruel e aos familiares que ainda choram o luto e têm que penar em mais um sofrimento.

Depois desse percalço, se a família não tiver um jazigo no único cemitério público de Boa Vista, o de Nossa Senhora da Conceição, fatalmente terá que ir para o cemitério privado. E se não tiver dinheiro – e esse é o caso da maioria da população -, então será outro drama para pagar pelo serviço. Muitos só descobrem nessa hora quem são os verdadeiros amigos, porque o poder público já os abandonou faz tempo.

Dentro desse quadro, morrer em Roraima é a última fronteira ingrata para quem está partindo e impondo tal angústia extra aos que ficam. O governo diz que é culpa da administração passada pelo IML estar nessas condições (a língua deles já é afiada para dizer isso, como se fossem um papagaio).

Por sua vez, a Prefeitura de Boa Vista diz que os planos de um novo cemitério só no ano que vem, ou seja, já está contando com a reeleição da prefeita este ano, ou vai empurrar o problema com a barriga para o próximo administrador ou administradora.

Estamos mais ou menos tendo que voltar para a década de 60 ou 70, quando as famílias varavam à noite dando marteladas construindo o caixão do ente querido que partiu e, pela manhã, teria que dar o jeito de enterrar o corpo, depois de penar sem IML e sem funerária. Isso mesmo: naquela época, quando se ouvia marteladas varando a noite, era certeza de que alguém havia morrido. Ou, então, se enterrava na rede mesmo.

É vergonhosa a situação que estamos vivendo. A realidade com que um morto é tratado nesta cidade representa a prova cabal do que venho repetindo aqui insistentemente: não há ninguém planejando nada nem se antecipando aos problemas. Quando explode o caos, então todos logo culpam a administração passada ou jogam o problema para o próximo governo.

Os políticos se fazem de moucos e cegos porque eles sabem que o povo é fácil de ser enganado a cada eleição. E estamos em ano eleitoral. Então, cada um torça para não morrer até 03 de outubro. E, se estivermos vivos, é bom que lembremos que os políticos se orgulham de dizer que Boa Vista é um lugar bom para se viver, mas escondem que até para morrer está complicado. Fique vivo e pense nisso no dia de votar. Mas pense mesmo.

P.S.: Artigo publicado originalmente na Folha de Boa Vista

*Jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Damurida com Xibé

Deputado federal na mira da Operação Arcanjo

Filha de magistrado é servidora do governo, mas mora em Goiânia