Após pedir informações sobre saúde estadual, deputada Joênia acompanha governador em visita ao HGR

Deputada Joênia Wapichana acompanhou comitiva do governador Denarium no HGR (Foto: Eids Antoneli)


 

A deputada Joênia Wapicha (Rede) foi convidada pelo governador Antonio Denarium (sem partido) para uma vistoria às instalações do novo Anexo E do Hospital Geral de Roraima (HGR), na manhã deste sábado (06), que está com suas obras na reta final para sua conclusão, com previsão de iniciar o atendimento ao público ainda no primeiro semestre deste ano.

A parlamentar tinha enviado um ofício para o governo, no início de janeiro deste ano, solicitando providências na rede pública para enfrentar o agravamento da Covid-19 em Roraima. A preocupação da deputada federal foi redobrada diante da notícia do avanço de casos de coronavírus entre as populações indígenas.

Do próprio governador, que estava acompanhado do secretário estadual de saúde, Marcelo Lopes, e ainda de deputados de sua base aliada, Joênia foi informada que a estrutura do novo hospital será entregue pela empreiteira responsável pela obra em maio deste ano, com previsão do governo de começar a funcionar com atendimento ao público 30 dias depois, em junho.

A parlamentar ouviu também como irá funcionar o moderno anexo que está sendo concluído, com 120 leitos em 60 enfermarias, 40 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 10 centros cirúrgicos.

 

Deputada cobra saúde indígena

Joênia Wapichana ladeada pelo governador Antonio Denarium e o secretário de Saúde, Marcelo Lopes (Foto: Eids Antoneli)

Aproveitando o momento da visita às futuras instalações do Anexo E, a deputada cobrou a reativação da coordenação que fazia atendimento específicos às populações indígenas no Hospital Geral de Roraima (HGR), hoje destinado especificamente para atender pacientes da Covid-19.

 Joênia lembrou que as populações indígenas recebem atendimento de baixa complexidade por meio dos Distritos Especiais Indígenas (DSEI-Leste e DSEI Yanomami), mas que os casos de alta complexidade acabam indo parar na rede estadual de saúde.

 “Isso nos interessa e nos preocupa, para que seja melhorado o atendimento”, disse Joênia ao se colocar à disposição para ajudar na melhoria no atendimento à saúde pública, especialmente na saúde indígena. Ela disse que a saúde pública é um dos pilares da garantia dos direitos constitucionais.

 Em resposta a esse pleito, o secretário de Saúde agradeceu a visita da deputada e elogiou a preocupação dela com a estrutura da saúde pública. Marcelo Lopes anunciou que seria um compromisso do governo Denarium reativar a coordenação de saúde indígena para garantir um atendimento baixa e alta complexidade de qualidade para as populações indígenas de Roraima.

 O secretário de Saúde explicou que a coordenação destinada a atender os indígenas foi desativada porque o HGR foi transformado em hospital de referência no atendimento a pacientes de Covid-19.

 
Obra se arrasta por sete anos

 

Joênia Wapichana foi a única da bancada federal a acompanhar visita às obras da nova ala do HGR (Foto: Ascom/Joênia Wapichana)

O governador Denarium lembrou que a obra do novo anexo foi iniciada em 2013, mas nunca foi concluída e, ao receber da administração anterior, percebeu erros graves no projeto, com falta de estrutura essenciais para o funcionamento, a exemplo da inexistência da instalação elétrica, por isso o contrato com a empresa foi reincidido e uma denúncia foi formalizada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Denarium concedeu a palavra para a deputada Joênia Wapichana falar de sua impressão ao que ela viu durante a visita ao novo anexo, nesta manhã de sábado. Joênia comentou que é importante, como parlamentar, fazer o acompanhamento de como está sendo tratada a questão de saúde, que é prioritária neste momento.

“A população precisa saber que medidas que o governo está tomando”, disse ao destacar a resposta que o governo está dando à população na saúde pública, classificando o ato como “manhã esclarecedora”. “E o importante é que está sendo feita as melhorias necessárias, aumentando o número de leitos e de UTIs. A urgência é a saúde, que é prioritária”.

 

Concurso público e seletivo imediato

 

Também foi anunciada pelo secretário de Saúde a realização de concurso público somente para o ano de 2022, já que para este ano está suspenso. Para solucionar imediatamente a falta de profissionais, ele disse que foi dado início a um processo seletivo para contratar profissionais para atender diversos setores da rede estadual de saúde, cujo resultado final será anunciado no dia 15 de fevereiro. As inscrições para este seletivo encerram-se hoje. Na próxima semana será lançado um seletivo específico para 531 médicos.

 

Abastecimento de oxigênio

 

Antes de iniciar a visita, a deputada Joênia Wapichana questionou como está a logística do Governo de Roraima para garantir oxigênio aos pacientes, a fim de evitar que se repita a tragédia que ocorreu nos hospitais de Manaus (AM). O governador e o secretário de Saúde tranquilizaram a população descartando qualquer problema na garantia de oxigênio para atender à demanda durante o agravo da pandemia.

Conforme o governador, não há problema de entrega de oxigênio, com o governo trabalhando com estoque sempre para dez dias, reabastecido regularmente. O secretário de Saúde detalhou que o estoque regulador é sempre de 12 dias, reabastecendo o estoque de quatro em quatro dias. “Se um desses dias falhar, temos oito dias para tomar providências para resolver problema”, disse Marcelo Lopes.

 

Atendimento à Covid-19

 

Visita se estendeu à estrutura montada no HGR para atendimento a pacientes com Covid-19 (Foto: Eids Antoneli)

A deputada também acompanhou a segunda parte de visita, na estrutura do Hospital Geral de Roraima (HGR), o qual o governador anunciou que será completamente reformado para atendimento clínico. A comitiva pôde verificar como está sendo feito o atendimento aos pacientes de Covid-19, os quais dão entrada pelo setor de emergência do Pronto Socorro Francisco Elesbão. A imprensa e assessores dos parlamentares não puderam entrar.

“Agradeço e parabenizo a deputada Joênia pela visita. Ela pôde ver toda nova estrutura de UTIs prontas para atendimento da população conforme a  necessidade”, afirmou Denarium. Ele lembrou que o Estado passa agora por uma segunda etapa de enfrentamento ao coronavírus e que o Governo do Estado está realizando os trabalhos que estão minimizando os impactos.

“Estamos conseguindo atender a população para que Roraima não se transforme num caos, da mesma forma que aconteceu em outros estados, como Rondônia, Pará e Amazonas. Nós não estamos medindo esforços para o atendimento à população”, prosseguiu o governador.

Denarium também disse que a deputada pôde observar, durante essa segunda parte da visita, no Pronto Socorro Francisco Elesbão, por onde entram os pacientes da Covid-19, que não há filas nem pacientes nos corredores. “Todos os pacientes estão acomodados nos leitos ou nas UTIs”, destacou o governador. “Obrigado, deputada Joênia, por estar pessoalmente acompanhando o trabalho do Governo do Estado no atendimento à população”.

O governador lembrou ainda que, ao assumir o governo, haviam 22 leitos de UTI e que hoje existem mais de 100 leitos de UTI e mais 15 semi-intensivos, além 545 leitos para Covid. “Inauguramos o novo Hospital Estadual de Retaguarda onde funcionava Hospital de Campanha”, comentou Denarium.

Joênia comentou que as pessoas que acompanham seu mandato sabem que ela oficiou o governo para saber das providência que estavam sendo tomadas em relação à saúde pública frente à pandemia. “Além de mandar resposta formal sobre as providências, diante de Roraima estar sendo divulgado pela imprensa nacional, o governador me convidou para esta visita. Obrigado pelo convite para ver in loco a situação e pela resposta formal”, agradeceu a deputada no encerramento da visita.

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado federal na mira da Operação Arcanjo

Vai desabar ou não? Cinco graves precedentes que obrigam a PMBV a se pronunciar sobre a nova orla

Legado de 2015