Andar de caiaque é uma opção de lazer no rio Branco

Qualquer pessoa pode navegar com segurança, além de ser um ótimo exercício para o corpo e a mente (Foto: Jessé Souza)



Aos que gostam de aventura, o rio Branco é a opção mais recomendada para quem mora em Boa Vista ou está de passeio por aqui. É de fácil acesso, pois a área central da cidade fica logo à margem do rio, onde a pessoa pode alugar um caiaque pelo valor de R$10,00 a hora, no Porto do Babazinho (Avenida Major Williams, bairro São Pedro, na beira do rio Branco - http://www.facebook.com/portodo.babazinho?ref=ts&fref=ts).

Muitas pessoas têm vontade de dar uma volta de caiaque no rio Branco para curtir a imensidão das águas e apreciar a cidade de outro ângulo, mas acham que se trata de um “bicho de sete cabeças”. Não é. Com uma instrução rápida e um pouco de disposição, qualquer pessoa pode navegar com tranquilidade.

A navegação é segura, pois os caiaques são bem estáveis (para os iniciantes o recomendado são os abertos) e é obrigatório usar o colete salva-vida, escolhido de acordo com idade e peso.

Além disso, a pessoa pode levar um celular - evidentemente bem protegido da água - para qualquer emergência, caso se canse e decida pedir um reboque de volta de barco. Esse serviço não é oferecido normalmente, mas pode ser negociado para quem não tem prática.

 Esse é o visual que a pessoa tem ao fazer  o passeio de caiaque, com ponte dos Macuxi e Serra Grande ao fundo (Foto: Jessé Souza)



O que muitos iniciantes fazem é atravessar para a Praia Grande, que fica do outro lado do rio, onde a pessoa pode solicitar refrigerante, cerveja e até almoço. Do outro lado há barracas que servem alimentação e bebida também.

Aos mais radicais, há a opção de fazer uma pequena maratona de cinco horas, saindo da ponte do Cauamé, na saída de Boa Vista para a Venezuela, e descer até o Porto do Babazinho. É moleza, sempre a favor da correnteza. O dono do estabelecimento leva o grupo até o ponto de partida negociando um preço com os interessados, dependendo do tamanho do grupo.


Além de praticar um exercício para o corpo, o passeio de caiaque é bom para relaxar a mente diante de um visual privilegiado do rio e da encantadora imagem de Boa Vista, com a ponte dos Macuxi e a Serra Grande ao fundo.

Boa diversão. Vale a pena.





O passeio mais tradicional é fazer a travessia para a Praia Grande, do outro lado do rio Branco
(Foto: Jessé Souza)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Damurida com Xibé

Deputado federal na mira da Operação Arcanjo

Filha de magistrado é servidora do governo, mas mora em Goiânia